Vila COP 30: Belém se prepara para receber líderes globais em evento histórico

O governo do Pará iniciou a construção da Vila COP, espaço destinado a hospedar líderes e representantes de 190 nações durante a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém entre 10 e 21 de novembro. A obra, com 19 mil m², inclui cinco blocos: quatro para hospedagem (405 suítes) e um de serviços, com restaurante, academia e áreas de conveniência. Estrategicamente localizada perto do Hangar e do Parque da Cidade, a Vila facilitará o deslocamento até a Blue Zone, onde ocorrerão os principais debates.

A estrutura utiliza tecnologia sustentável, sem concreto ou madeira, alinhando-se aos objetivos climáticos do evento. Após a COP, o espaço será convertido em um centro administrativo estadual, abrigando secretarias atualmente em prédios alugados, gerando economia e legado para o Estado. Além da Vila, outras soluções de hospedagem estão sendo implementadas, como navios de cruzeiro, reformas hoteleiras, parcerias com plataformas digitais e adaptação de escolas em hostels.

A COP 30 será a primeira realizada no Brasil e na Amazônia, proporcionando uma experiência imersiva no bioma enquanto se discutem soluções climáticas globais. Para o Pará, sediar o evento reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais. O governo também investe R$ 4 bilhões em obras estruturantes de saneamento, mobilidade e desenvolvimento urbano, que beneficiarão tanto o evento quanto a população local.

Fonte / Foto: Agência Pará


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *