TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TROCAR O ÓLEO DO SEU CARRO

Lembre que o óleo, além de lubrificar e limpar as superfícies internas do motor, também garante o bom desempenho do seu carro.


Alguns erros comuns são cometidos ao trocar o produto.  E para que você não caia nessa armadilha, mostramos a seguir os principais perigos na hora de substituir o lubrificante.

Validade da troca
Os prazos com intervalos de 5.000 km ou 10.000 km, são indicados conforme o fabricante. O óleo pode se oxidar e contaminar o motor com o passar do tempo. Se utilizar o produto além do período recomendado, pode levar à formação de borra e comprometer a capacidade de lubrificação das peças internas do motor aumentando o atrito e o desgaste precoce.

A lubrificação errada, pode causar a redução da performance do automóvel. 

 

Troca do filtro
Segundo Marivaldo, da oficina Rota Lub, “é recomendado as trocas simultâneas do óleo e do filtro, para o novo produto não carregar as impurezas retidas para dentro do motor novamente. O filtro sempre retém e guarda no seu interior óleo oxidado”.

Completando o lubrificante
O ideal é sempre fazer a troca completa. O ato de completar, mesmo que seguindo a mesma especificação, acaba por misturar óleo novo com usado e compromete a eficácia do lubrificante. “No último caso se for inevitável completar, o recomendado é que seja feito com produto de mesma marca”, orienta o profissional.

Mineral x sintético
Procure não misturar o óleo, mas em situações de emergência utilize sempre a mesma base (sintético, semissintético oumineral) e viscosidade. Caso contrário, pode prejudicar a eficiência da lubrificação e gerar sérios riscos ao motor.

Nível do óleo
Rodar abaixo do nível mínimo pode comprometer a lubrificação e aumentar a fricção entre as peças e acelerar o desgaste dos componentes, ocasionando a perda de potência e o excesso de calor do motor.

Atenção
-Não use aditivos no óleo. É jogar dinheiro fora, o lubrificante já tem em sua composição um pacote de aditivos.
-Observe se o parafuso que fecha o dreno do cárter do óleo está fechado corretamente. Caso contrário, resultará em vazamentos.
-Sempre faça a substituição em oficinas de confiança.

 

 

 

 

One thought on “TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE TROCAR O ÓLEO DO SEU CARRO

  1. Onde fica a oficina quero troca o oleo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *