TÓQUIO INSTALA BANHEIROS PÚBLICOS TRANSPARENTES


Um dos bairros mais populares de Tóquio acrescentou recentemente algumas novas atrações incomuns: banheiros públicos transparentes.
Projetados por Shigeru Ban Architects, os dois novos conjuntos de banheiros transparentes foram instalados em Shibuya, o movimentado centro da cidade, famoso por sua movimentada travessia de pedestres.
Embora os banheiros pareçam arriscados, eles na verdade fazem parte de um projeto inovador que visa mudar a percepção das pessoas sobre os banheiros públicos.


Projetados por Shigeru Ban Architects, uma empresa de arquitetura ganhadora do Prêmio Pritzker, os dois novos conjuntos de banheiros transparentes foram instalados em dois parques Shibuya – Yoyogi Fukamachi Mini Park e Haru-no-Ogawa Community Park.

Há duas coisas com que nos preocupamos ao entrar em um banheiro público, especialmente aqueles localizados em um parque“, diz um comunicado no site oficial do projeto, Tokyotoilet.jp. “A primeira é a limpeza e a segunda é se há alguém dentro.
O projeto do Shigeru Ban Architects atende a essas duas preocupações, oferecendo um banheiro com paredes de vidro que a princípio permite que o público veja do lado de fora. Mas, quando um usuário entra no banheiro e tranca a porta, as paredes ficam opacas para fornecer privacidade.
Isso permite que os usuários verifiquem a limpeza e se alguém está usando o banheiro de fora”, diz o comunicado. “À noite, a instalação ilumina o parque como uma bela lanterna.”

Parte da emoção é que, uma vez lá dentro, você não consegue dizer se o vidro está fosco ou não. As paredes entre os compartimentos têm espelhos instalados, adicionando à estranha sensação de estar em exibição.
Isso significa que é extremamente importante lembrar de trancar a porta, que está localizada bem abaixo da maçaneta.
Durante nossa visita, uma pessoa presumivelmente se esqueceu de trancá-la, provocando risadas entre as pessoas de fora.
Ambas as instalações do parque incluem um banheiro feminino, outro masculino e um banheiro multiuso.

Fonte: CNN – Fotos: Satoshi Nagare


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *