A empresa SkyDrive Inc., conseguiu realizar o primeiro voo tripulado de um carro voador no Japão.
O veículo, levantou voo a uma altura de dois metros sob a navegação do piloto a uma velocidade de 4 km/h. O vôo durou cerca de três minutos.
A start-up de Tóquio, realizou a primeira demonstração para a mídia em um campo de teste na Toyota, Prefeitura de Aichi, no dia 25 de agosto. O objetivo é colocar o veículo em uso prático no ano de 2023 como parte de um serviço de transporte de táxi voador que está considerando inicialmente para algumas áreas de Tóquio e Osaka.
Em 28 de agosto, o SkyDrive anunciou que havia levantado 3,9 bilhões de ienes de 10 empresas, incluindo o Development Bank of Japan Inc. e a NEC Corp., para continuar seu trabalho no carro voador.
“Ainda não atingimos a metade do caminho para suas aplicações”, disse o presidente do SkyDrive, Tomohiro Fukuzawa, que anteriormente trabalhou para a Toyota Motor Corp. “Vamos cooperar com nossas empresas parceiras para conseguir atingir o mesmo grau de perfeição que as aeronaves têm”.
O protótipo possui oito hélices dispostas em quatro lados, e tem apenas lugar para uma pessoa, lembrando o design de um drone. Tem cerca de 2 metros de altura e 4 metros de comprimento e largura.
O SkyDrive iniciou voos de teste tripulados em dezembro. A partir de agora, a velocidade máxima do veículo é de 40 a 50 km/h. Sua duração de voo contínuo mais longa é de cinco a 10 minutos.
A empresa disse que continuará fazendo melhorias na carroceria do veículo e ainda precisa acertar as possibilidades de como o veículo será usado.
Fonte: The Asashi Shimbun