PECUÁRIA: PARÁ CELEBRA AVANÇOS E GANHA DESTAQUE NACIONAL


Estado tem o 4º maior rebanho bovino do país e acumula também o status de principal exportador brasileiro de gado em pé

Nesta quarta (14), é comemorado o Dia Nacional da Pecuária. E aqui no Pará não faltam motivos para celebrar a data, já que o Estado tem o quarto maior rebanho bovino do país, com 21,8 milhões de cabeças, e o primeiro bubalino com 556 mil animais, segundo dados da última campanha de vacinação da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). Além disso, o Estado caminha para a suspensão da vacina contra febre aftosa, seguindo as diretrizes do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) no Pará.

Para garantir a sanidade dos animais e a qualidade de seus produtos e subprodutos, a Adepará atua realizando fiscalizações nas propriedades rurais, nas casas agropecuárias, nos trânsitos de animais, nos eventos de aglomerações de animais e na inspeção de alimentos. O objetivo é coibir os trânsitos ilegais de animais e riscos de produtos produzidos clandestinamente. Desta forma, a qualidade dos rebanhos aumenta, o que proporciona melhoria de mercado.

A Adepará tem um papel fundamental no desenvolvimento da cadeia pecuária no estado, se fazendo presente em todas as etapas. Suas ações estão pautadas nas diretrizes dos programas sanitários nacionais garantindo a sanidade dos rebanhos”, afirma o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

O Pará é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre da febre aftosa com vacinação desde 2014. A Adepará atua agora para que o estado alcance o status de livre da doença sem vacinação.

A mudança do status vai proporcionar ao estado uma amplitude de comércio ainda maior, pois existem países que exigem do exportador essa condição para que possam importar seus produtos e subprodutos”, explica Joélia Guerra, médica veterinária responsável pelo programa da febre aftosa na Adepará.

Mesmo antes da suspensão da vacinação contra a aftosa, o Pará acumula também o status de principal exportador brasileiro de gado em pé, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Agência Pará – Foto: Bruno Cecim


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *