A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) mantém o monitoramento dos fenômenos climáticos e alerta à população sobre raios, ventos e chuvas fortes ao longo de todo o mês de abril.
O coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, Saulo Carvalho, explica que o alerta decorre de um fenômeno chamado linha de instabilidade, que se forma ao longo do litoral paraense e vai se propagando continente adentro, com alcance na RMB, Baixo Tocantins e Baixo Amazonas.
O mês de abril é caracterizado, segundo ele, pela transição do período mais chuvoso para o menos chuvoso. A previsão para o restante de abril é de que toda a parte norte do Pará registre chuvas um pouco acima da média para o mês. Por outro lado, na região Sul, e principalmente na região Sudeste, o cenário vai ser um pouco diferente, com predomínio de calor e poucos episódios de chuva ao longo do mês.
Diante da incidência de raios, a Semas alerta para algumas precauções: não ficar em áreas desprotegidas; não subir em locais altos; não ficar dentro ou muito próximo de locais com água; não ficar embaixo de árvores; não ficar próximo a objetos metálicos e, mesmo em casa, é preciso se proteger e não usar equipamentos elétricos e nem celular conectado ao carregador. Também não se deve tomar banho em chuveiro elétrico, ficar próximo a janelas, portas, torneiras e canos de metal.
Fonte: Agência Pará – Foto: Maycon Nunes