Locais do STUDIO GHIBLI que você pode visitar no Japão



Hayao Miyazaki, o gênio por trás do  Studio Ghibli, é famoso por seu amor por visitar locais ao redor do Japão para inspirar suas animações. Das tranquilas cidades litorâneas de “Ponyo on the Cliff by the Sea” às mansões gigantes em “The Secret World of Arriety”, os ambientes e as cidades são personagens de suas histórias tanto quanto qualquer um dos humanos animados ou homens-porco voadores.

No Japão há alguns lugares que as pessoas podem conferir para experimentar Ghibli – alguns dos quais são quase idênticos aos filmes de Miyazaki.

Miyazaki tem sido notoriamente vago sobre as inspirações dos filmes Ghibli. Quando perguntado sobre os locais em que seus filmes se passam, ele disse uma vez enigmaticamente: “… a floresta que existiu dentro dos corações dos japoneses desde os tempos antigos”. 

1. Meu Vizinho Totoro

As verdes colinas de Sayama e a linha Kawagoe são serenas, mas não espere um ônibus de gato. (Foto:  iStock/Giro)

“My Neighbor Totoro” é muitas vezes considerado a obra-prima de Miyazaki. Quando o site de pesquisa japonês Research Panel perguntou aos fãs qual era seu filme favorito do Studio Ghibli, a animação levou quase um quarto dos votos.

Parte dessa popularidade se deve ao seu cenário natural quase perfeito demais para ser verdade. Na verdade, a animação é inspirada na área de Sayama Hills de  Saitama , nos arredores de Tokyo. O local tem sido muitas vezes uma homenagem para os fãs de Miyazaki, pois não apenas você pode ver as áreas que aparecem em seu anime mais famoso, mas também a área onde o lendário artista de anime cresceu.

Estando tão perto da cidade grande, foi necessário manter o financiamento para a manutenção da área à medida em que a capital japonesa se aproxima cada vez mais. O próprio Miyazaki é responsável pela preservação do ambiente natural, e é apoiado pela Fundação Totoro no Furusato.

2. Castelo no céu

A ilha de Tomogashima tem sua cota de aventura. (Foto: iStock/ yoko_ken_chan)

Castle in The Sky é um anime popular que iniciou o boom do Studio Ghibli, fazendo algo semelhante para Miyazaki que Fantasia fez para seu equivalente americano, Walt Disney.

No entanto, o sucesso de ambas as animações é onde as comparações terminam, pois enquanto Fantasia era um mundo maravilhoso com muita cor, Castle in The Sky era uma visão agridoce de um mundo que sofre de guerra e pirataria.

Apropriadamente, sua versão do mundo real, Tomogashima, Wakayama , viu seu quinhão de violência, já que as ilhas foram usadas como fortes para proteger contra uma invasão aérea do sul. Caminhar pela área com seus corredores apertados e defesas arruinadas logo ajudará você a apreciar o que provavelmente inspirou Miyazaki, o poderoso sentimento da história e as duras condições das pessoas que lutaram nas guerras.

3. Ponyo no penhasco à beira-mar

Porto de Tomonoura na província de Hiroshima, Japão. (Photo: iStock/ thanyarat07)

Enquanto Castle in The Sky e Totoro desfrutam do amor do público, por outro lado, Ponyo é muitas vezes (injustamente na minha opinião) desalinhado como uma das animações menores de Ghibli. Embora não tenha o escopo épico da Princesa Mononoke , Ponyo é uma animação relacionável, e grande parte disso se deve à sua localização.

Das estradas sinuosas às encantadoras casas de telhado vermelho aos portos de pesca, a casa fictícia de Ponyo e Sosuke sempre parece o tipo de lugar especial onde aventuras mágicas podem acontecer.

Uma das cenas mais memoráveis ​​é quando Ponyo corre pela cidade até os faróis. As casas de telhado vermelho pelas quais ela passa são uma atração popular de Tomonoura em Hiroshima , onde a equipe de Miyazaki ficou por meses durante a produção inicial do filme. Como resultado, a cidade é recriada fielmente na animação e, como bônus, o farol de Tomonoura (Hiroshima) também pode ser visto em alguns pontos-chave.

4. Deslumbrado

É fácil se deixar levar pelo Santuário Toshogu de Nikko. (Foto: Sean Pavone)

O filme de A Viagem de Chihiro se baseia em uma variedade de locais do mundo real para fazer sua aparência de outro mundo. Então, naturalmente, devido à importância dos onsens na animação, muitas casas de banho do mundo real foram reimaginadas. Sekizenkan ( Shima Onsen em Gunma ) e Kanaguya ( Shibu Onsen em Nagano ) são duas prováveis ​​influências com atmosferas e aparências semelhantes às animações. Dogo Onsen é considerado a maior inspiração do filme.

Uma das coisas fantásticas sobre Miyazaki era sua capacidade de combinar vários lugares em um ensopado de inspiração. A arquitetura que circunda Chihiro é inspirada em locais como o Hotel Meguro Gajoen em Tokyo, o Castelo Nijo em Kyoto, o Santuário Toshogu em Nikko e até o Museu de Arquitetura a Céu Aberto de Edo-Tokyo.

5. O Mundo Secreto de Arrietty

Miyazaki pode ter bebido Earl Grey neste exato local. (Foto: Wikicommons/ 663highland)

O Mundo Secreto de Arrietty continua sendo um dos filmes mais internacionais de Ghibli, onde Miyazaki se baseou em fontes europeias, especialmente a obra-prima de Mary Norton, The Borrowers . Na história, Miyazaki pega influências europeias e japonesas e as combina em algo mágico e único. Enquanto fazia a animação, Miyazaki passou muito tempo no Seibien Gardens em Aomori, que tem uma mistura semelhante de inspirações orientais e ocidentais para o anime resultante.

Seu famoso prédio tem um primeiro andar em estilo japonês, enquanto o segundo andar é de estilo ocidental, indo de jardins japoneses a mesas e cadeiras pitorescas que a equipe do famoso drama britânico, Downtown Abbey , pode usar oferece uma experiência única.

Uma das coisas fascinantes sobre visitar os locais que inspiraram Miyazaki é que muitos deles são semelhantes às próprias animações, sejam as faces duplas de Seibien ou as ruínas devastadas pela guerra de Tomogashima.

Então aproveite esses locais do Ghibli, onde você pode não apenas experimentar a magia da vida real, mas também obter uma compreensão mais profunda das animações que eles inspiraram.

Fonte: Gaijin Pot | Imagem da capa: © 2005-2022 STUDIO GHIBLI Inc.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *