Bolsonaro recebe convite para assistir à abertura de Tokyo 2020
BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta sexta-feira (8), o ministro de Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, e em reunião concordaram em fortalecer os laços comerciais e coordenar a promoção de uma ordem internacional livre e aberta com base no Estado de Direito.
Brasil e Japão confirmaram em conversas no Palácio do Itamaraty, que os planos de melhorar o ambiente de negócios para promover o investimento das empresas japonesas no país sul-americano seguirão em frente, informou o Itamaraty.
O ministro também ganhou o apoio de Bolsonaro para os planos de Tokyo de sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Os Jogos Olímpicos deveriam ter sido realizados em 2020, mas, em razão da pandemia do novo coronavírus, para este ano e os tem previsão para ocorrerem de 23 de julho a 8 de agosto.
Em reunião separada, o chanceler japonês e o diplomata e escritor brasileiro, Ernest Araujo, concordaram em parcerias e investimentos nas áreas de economia digital e proteção ambiental, com a assinatura de um memorando sobre a salvaguarda da biodiversidade da floresta amazônica.
O ministro Toshimitsu Motegi também visitou o México, Uruguai, Argentina e Paraguai. Ele deve viajar para o Senegal e o Quênia antes de retornar ao Japão na quinta-feira.
Por Kyodo – Foto: Marcos Correa/Presidência da República