FORTE NEVE CAUSA ENGAVETAMENTO COM MORTE NA TOHOKU EXPRESS


Colisão de vários veículos devido à forte nevasca em Miyagi, deixando um morto e outras 10 hospitalizadas. (Kyodo)

Uma forte nevasca atingiu as regiões norte e nordeste do Japão nesta terça-feira (19), causando acidentes de vários veículos em uma via expressa. A Agência Meteorológica alertou sobre fortes vendavais e tempestades de neveque poderiam interromper o tráfego.

O engavetamento ocorreu por volta do meio-dia na Tohoku Expressway em Osaki, província de Miyagi, e deixou um homem morto e outras 10 pessoas hospitalizadas, informou a polícia e os bombeiros. 

Como resultado do acidente, mais de 130 veículos ficaram presos e cerca de 200 motoristas e passageiros afetados.

A Agência Meteorológica do Japão em Sendai registrou uma velocidade máxima do vento de cerca de 100 quilômetros por hora, um recorde para janeiro, perto do local do acidente por volta das 11h55.

Neve acumulada, estradas geladas, avalanches e acúmulo de neve também são esperados nas regiões de Hokkaido, Tohoku e Hokuriku, disse a agência.

Após o engavetamento, o governo estabeleceu um escritório de ligação no centro de gestão de crises no gabinete do primeiro-ministro.

Por causa do mau tempo, a East Japan Railway (JR) suspendeu alguns de seus serviços de trem-bala (shinkansen) nas prefeituras de Miyagi, Iwate e Akita na região de Tohoku, entre outras áreas.

Hokkaido, têm previsão de velocidade máxima do vento de 126 km/h, enquanto Tohoku provavelmente terá velocidade máxima do vento de 108 km/h, alertou a agência.

Nas 24 horas até as 6h00 da manhã de quarta-feira, partes das regiões de Hokuriku, Tohoku e Hokkaido devem registrar o acumulo neve de até 50 centímetros.

Fonte: Kyodo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *