Os bolinhos de arroz ou onigiri, são um clássico tradicional no Japão com sua grande variedade de recheios e sabores deliciosos que os tornaram um lanche favorito de muitas lojas de conveniência. Embora normalmente venham embalados com um sistema especial de abertura da embalagem, isso pode muito bem levar a um excesso de lixo plástico.
Um estudo da FamilyMart identificou isso como uma preocupação crescente e como parte da nova iniciativa “Famima’s Eco Vision 2050”, a loja de conveniência japonesa anunciou uma nova embalagem mais fina e ecologicamente correta para a série especial de bolinhos de arroz “omusubi” , com o objetivo de redução de aproximadamente 70 toneladas de plásticos por ano.
O FamilyMart celebrará seu 40º aniversário de inauguração no Japão em setembro, e elaborou uma lista de metas sustentáveis de longo prazo a serem atingidas até 2030 e 2050, que incluem a redução de gases de efeito estufa, perda de alimentos e resíduos de plástico.
Um dos primeiros passos será reduzir a quantidade de plásticos à base de petróleo em cerca de 15% por unidade em comparação com o produto convencional, usando filme de embalagem mais fino e com materiais biodegradáveis.
O lançamento aconteceu nas 16.600 lojas FamilyMart em todo o país, com os quatro sabores populares de onigiri:
-Salmão grelhado
-Maionese com atum
-Arroz com frango e vegetais
-Ovas de bacalhau picante e maionese
Fonte: Grapee Japan/Via japan Today – Foto: PR Times