ESTRESSE PODE ACELERAR APARECIMENTO DE CABELOS BRANCOS

O estresse pode provocar o aparecimento de cabelos brancos permanentes, segundo um estudo de pesquisadores do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, da Fapesp em parceria com a Universidade de Harvard dos Estados Unidos.

Mas qual é o mecanismo por trás disso?

Durante 3 anos de pesquisas, os cientistas encontraram uma pista. Ratos de laboratório de pelagem preta ficaram com manchas brancas após serem submetidos a condições de estresse e depois um trauma.

Novos experimentos foram feitos passando por vários laboratórios, simulando situação de estresse e assim os cientistas conseguiram descrever esse processo.

O cientista Thiago Cunha, explica que o grupo chegou à conclusão desse estudo graças a uma série de fatores imprevistos. “Quando estamos frente a um estresse importante nós percebemos um aumento do batimento cardíaco, a nossa respiração fica mais ofegante e temos um aumento na nossa capacidade de correr. Esse sistema, chamamos de luta e fuga. De alguma forma, o controle das células são envolvidas na despigmentação do cabelo – no caso o pelo dos animais”, afirma.

A pesquisa pode dar origem ao medicamento que inibe os fios de cabelos brancos e isso não impediria o processo natural que acontece com o passar do tempo, ou por fatores genéticos. Isso poderia evitar o embranquecimento provocado pelo estresse.

Enquanto o remédio não chega, é possível tomar uma medida desde já Atacar a causa do problema, buscar uma vida menos estressante.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *