COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL AO DIRIGIR?


Livre-se de alguns “vícios” para economizar no combustível

Quando falamos no consumo de combustível, não podemos deixar de lado a manutenção periódica, a maneira de dirigir e o tipo de combustível.

O especialista em mecânica, Guilherme Rodrigues Peixoto da Osório Auto-Center, orienta com algumas situações que tornam o motorista um grande cliente do posto de combustíveis.

Verificar especialmente o estado das velas, da injeção eletrônica e do filtro de ar, orienta Guilherme Rodrigues Peixoto.

Ter o ‘pé pesado’
Se você se sente um piloto a instantes da largada, trate de mudar se quiser economizar combustível.
•Não dê arrancadas bruscas.
•Não estique as marchas: uma das funções do conta-giros do painel é orientar o motorista para conseguir a maior velocidade com a menor rotação do motor.
•Não acelere e freie constantemente: quanto menos você tiver que pisar no freio e usar a primeira marcha, menos combustível gastará.Para quem possui carro automático ao sair, aperte o acelerador até a metade do curso e mantenha-o nesta posição, assim perceberá que o veículo ganhará velocidade e trocará as marchas sem que precise pressionar mais o pedal do acelerador.

Escolha do trajeto
Se você não mora em cidades grandes e tem a opção de escolher, evite caminhos com muitos semáforos, curvas e trânsito: nem sempre o caminho mais curto é o mais econômico.

Ar condicionado
Essa é para quem anda sempre com o ar-condicionado ligado: este acessório consome em media 15% a mais de combustível, use com moderação.

Usar combustível de má qualidade
Evite dividir o tanque entre etanol e gasolina: utilize um ou outro. Quando você mistura, o sistema de injeção perde um tempo para definir a relação ar-combustível ideal e, nesse intervalo, o consumo acaba aumentando. Prefira esperar o ponteiro chegar à reserva e encha o tanque com um deles.
Fique atento porque a má qualidade do combustível poderá resultar em até 30% a mais de consumo.

Troque as velas do motor
As velas fazem o mesmo papel do acendedor do fogão. São responsáveis pela combustão da mistura ar-combustível que acontece dentro do motor do carro.
Quando a faísca está fraca, parte do combustível não é queimada e acaba sendo expelida pelo escapamento.
Na grande maioria dos veículos, as velas devem ser substituídas a cada 20.000 km. No momento da troca, aproveite para verificar os cabos de velas. 

Rodar com o carro desalinhado ou com pneu murcho
Quando as rodas estão desalinhadas, o consumo aumenta muito devido ao esforço extra do motor, sem contar no pneu que acaba mais cedo. É como aquele carrinho de supermercado com as rodinhas tortas.
Você percebe que as rodas estão desalinhadas quando o volante puxa para um dos lados.
Por isso, é essencial  fazer a verificação do alinhamento da suspensão a cada 10.000 km.
Se o pneu estiver murcho, o consumo de combustível aumenta 15% para 4 libras a menos de pressão. Manter os pneus com a pressão correta, além de economizar combustível, prolonga a vida útil dos pneus e exige menos da suspensão e da direção.

Peso
Em média, 200 kg de peso extra, pode gerar um aumento de até 20% no consumo.


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