Os testes foram feitos durante um período de sete anos, no Centro Nacional de Doenças Cardiovasculares da China.
Consumir chá verde pelo menos três vezes por semana pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares e está associado a uma vida mais longa e saudável, aponta estudos realizados na China.
Os pesquisadores descobriram que os benefícios à saúde associados ao chá eram mais propícios para os que consomem regularmente o chá verde, do que para o chá preto.
Foram analisados os dados de 100.902 chineses sem histórico de ataque cardíaco, derrame ou câncer, que foram divididos em grupos: os que tomam o chá habitualmente três ou mais vezes por semana e os que nunca consumem.
Os estudos indicaram que os usuários regulares de chá tinham um risco 20% menor de sofrer de doenças cardíacas e derrames, e um risco 22% menor de morrer de doenças cardíacas e derrames. Especificamente, eles descobriram que as pessoas que consumiam o chá, tinham a expectativa de vida 1,26 anos a mais aos 50 anos do que aqueles que os outros.
Preparada a partir da planta Camellia sinensis, o chá verde ficou conhecido no Brasil como aliado do emagrecimento. Olívia Figueiredo, consome o chá verde regularmente e relata que “a bebida tem efeito diurético e ajuda muito no desinchamneto do corpo. Toda vez que eu tomo eu me sinto muito bem”.
Chá preto x chá verde
O estudo comprovou que o chá verde é uma fonte mais rica de flavonoides, e polifenóis Esses compostos bioativos podem proteger contra doenças cardiovasculares.
Um explicação pode ser por que o chá preto é totalmente fermentado e os polifenóis do chá podem ser oxidados em pigmentos e inativados durante a fermentação. Assim, o chá verde tende a ser mais eficaz na anti-oxidação, melhorando o perfil lipídico do sangue e, por sua vez, ser mais eficaz contra doenças.