BURACOS NAS PISTAS: NÃO HÁ CARRO QUE AGUENTE

O número de pontos críticos da malha rodoviária pavimentada brasileira aumentou em 75,6% entre 2018 e 2019.


A má qualidade da pavimentação aumenta o consumo – e o desperdício – de combustíveis, além de danificar o carro. Enfrentar as “crateras” das ruas e estradas ocasiona a diminuição do prazo normal para efetuar o alinhamento e balanceamento dos pneus e rodas.

Conhecer os prazos para realizar a manutenção de itens, como troca do óleo, pastilhas de freio, velas de ignição e dos pneus é comum entre os proprietários de automóveis. Mas o que poucos motoristas sabem é que o uso desses componentes em condições severas ou em péssimo estado de conservação pode encurtar a vida útil estimada por seus fabricantes.

O mesmo ocorre com os procedimentos do alinhamento e balanceamento que são obrigatórios a serem executados, normalmente, a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo.

Porém essa periodicidade tem de ser reduzida e muito, quando as ruas e avenidas estão longe de ser um “tapete” e os buracos aparecem por todos os lados.
A prova disso está nas oficinas especializados na realização de alinhamentos e balanceamentos. Em uma delas, o encarregado de oficina, Guilherme Rodrigues Peixoto Neto  da Osório Auto Center, enfatiza que os buracos e “crateras” tão comuns nas ruas forçam os donos de carros a diminuir a freqüência do alinhamento e balanceamento.

“O normal seria efetuá-los a cada 10 mil quilômetros, mas temos executado em intervalos menores o correto é verificá-los periodicamente, principalmente após ter passado por buracos”, frisa ele. 

Além disso, acrescenta Guilherme, os buracos também são responsáveis por outros tipos de prejuízos aos motoristas. Ele revela que muitos dos atendimentos na loja ocorrem em veículos avariados pelos buracos. “Vários carros apresentam problemas, como pneus cortados, amortecedores e buchas danificadas”, destaca ele.

“A falta de alinhamento é a responsável por 80% dos casos de desgaste excessivo de pneus, mas nem sempre é a causa principal. A falta ou o excesso de calibragem também pode resultar problemas sérios. Pneu muito murcho gera consumo irregular nos dois lados, enquanto pneu muito cheio afeta o centro da borracha”, destaca.

Se perceber um barulho diferente ou um comportamento estranho que não tinha antes é porque está na hora de levar o carro para seu mecânico de confiança, para uma avaliação mais profunda.

DICAS
Mas como fazer para descobrir se o veículo está precisando alinhar ou balancear as rodas?
A dica é levar o veículo até uma via plana e exatamente no meio dela, rodar normalmente. Se o carro tender para a esquerda ou direita, é sinal que está na hora de alinhar.
Outro ponto é olhar na banda de rodagem do pneu a fim de notar se este apresenta desgaste anormal em um dos lados.
Já o balanceamento está diretamente ligado à velocidade e quando maior ela for, maior será a trepidação ao volante. Este é o maior indício da necessidade de balancear as rodas.


8 thoughts on “BURACOS NAS PISTAS: NÃO HÁ CARRO QUE AGUENTE

  1. Junior do Inperador disse:

    Passei num buraco na BR e disseram que empenou a roda e mandei arrumar. Ainda sinto a vibração na direção. Sera que precisa trocar a roda?

    1. Guilherme Rodrigues disse:

      Olá Júnior , se o desempeno da roda foi feito corretamente , o pneu não sofreu nenhum dano ,é preciso conferir o balanceamento.

  2. Alô pessoal do Osorio.
    Fala sobre vela de carro que tô precisando.
    Ralf

    1. Guilherme Rodrigues disse:

      Olá Rjr, velas resistivas as mais comuns entre os populares duram em média 30.000 a 40.000 KM , as de irídium e platinun duram 80.000 KM .
      É preciso seguir as especificações das montadoras na hora de aplicar as velas para manter o bom funcionamento do motor.
      Obs: recomendo a troca dos cabos de vela junto com as velas.

  3. Klevis Rocha disse:

    O amortecedor precisa ser trocado com quanto tempo?
    Muito bom essa matéria.
    Klevis Rocha

    1. Guilherme Rodrigues disse:

      Olá Klevis, na linha leve a maioria das montadoras recomendam a substituição dos amortecedores aos 40.000 KM.
      Em alguns casos a troca é feita precocemente devido as más condições das estradas em que o veículo circula.

      Obs- Para que os amortecedores novos tenham o máximo de aproveitamento é recomendado que se troque também as molas …

  4. Robertinho do som disse:

    É verdade que o etanol limpa melhor o motor do carro.
    Me tira essa duvida

  5. Guilherme Rodrigues disse:

    https://youtu.be/KXzn3XlwzC4
    Olá Roberto,
    assisti este vídeo e achei bem legal a dica sobre o uso dos combustíveis.
    limpa sim mas é preciso cuidados assiste o vídeo ,que relata bem sobre isso. blz.
    abraços.

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