A empresa russa Aviacon Zitotrans, especializada no transporte aéreo de cargas, solicitou voos especiais fretados para a próxima semana, que prevêem paradas em Belém do Pará. As operações já constam no registro de voos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
A aeronave que vai operar o voo será um Ilyushin IL-76, cujo projeto remonta da era soviética.
A programação do voo AZS-8101 prevê pouso em Belém no dia 5 de maio às 19h locais, proveniente de Lima, no Peru, onde será embarcada a carga. Apenas duas horas depois o quadrimotor decola rumo à Ilha do Sal, no Cabo Verde. A escala na cidade paraense tem por objetivo o reabastecimento e previsão de carga e descarga.
A operadora da voo é a Aviacon Zitotrans, ou simplesmente Aviacon Air Cargo, empresa fundada em 1995 e especializada na operação de aeronaves Ilyushin-76, possuindo a maior frota comercial do modelo da Rússia, com seis unidades. Sua sede operacional é no Aeroporto Internacional de Koltsovo, em Ecaterimburgo.
Desde 2001, a Aviacon Zitotrans trabalha no mercado internacional de frete aéreo e fornece transporte de cargas humanitárias, comerciais e militares na Europa, Ásia, África, América Latina e Oriente Médio. A empresa possui licença para transporte de mercadorias perigosas e proibidas.
Conforme menciona o site da empresa, os seus principais clientes são a DHL, Rosoboronexport, Ministérios de Defesa dos países da Força Internacional de Apoio à Segurança (ISAF), grandes empresas de telecomunicações, petróleo e gás. A empresa participa regularmente de operações de manutenção da paz e humanitárias para a ONU.
Fonte: Aeroin | Imagem: © Air Company «Aviacon Zitotrans», 2019