TÓQUIO – O menor cubo de Rubik, também conhecido como Cubo Mágico, foi apresentado à mídia em comemoração ao 40º aniversário do quebra-cabeça de seis lados.
O cubo de alumínio, pesando cerca de 2 gramas e medindo 9,9 milímetros de cada lado, foi mostrado um dia antes da abertura de uma exposição para marcar a estreia do popular quebra-cabeça tridimensional no país em 1980.
A exposição inclui uma obra de arte em mosaico composta por 1.600 peças do Cubo de Rubik, retratando o escultor e arquiteto húngaro Erno Rubik, o inventor do quebra-cabeça.
O cubo comemorativo foi desenvolvido pela MegaHouse Corp., uma subsidiária da Bandai Namco Holdings Inc., e pela Iriso Seimitsu Co., uma empresa japonesa de processamento de metal com sede na província de Saitama.
O menor Cubo Mágico do mundo será vendido a 198.000 ienes ($ 1.880).
“Gostaríamos de expandir as possibilidades do Cubo de Rubik através da busca de novas abordagens e projetos”, disse o presidente da MegaHouse, Hiroshi Sakakibara.
O cubo foi comercializado pela primeira vez no Japão em 1980 e, apenas no primeiro ano, foram vendidos 4 milhões, de acordo com a MegaHouse.
A exposição apresentada na Embaixada da Hungria, será aberta gratuitamente ao público no bairro de Minato, em Tóquio, até 9 de novembro.
Por Kyodo