O ícone do futebol brasileiro, Zico, que fez história no time Kashima Antlers, no Japão, foi agraciado com o Prêmio de Honra da Província de Ibaraki. Essa distinção marca a primeira vez que um estrangeiro é homenageado com esse prestigioso prêmio.
Na cerimônia de premiação realizada em nesta sexta-feira (10), Zico expressou sua gratidão, afirmando: “É uma honra receber esse prêmio. Estou feliz em ver os nomes de Kashima e Ibaraki tornando-se reconhecidos não apenas no Japão, mas em todo o mundo.”
Zico, após uma destacada carreira em seu país de origem, juntou-se ao time da Sumitomo em 1991, antecessor do Antlers, e conquistou a simpatia dos torcedores na inauguração da J League em 1993, ao marcar um hat-trick no jogo de abertura.
Após sua aposentadoria como jogador, Zico trilhou o caminho de treinador, liderando a seleção japonesa na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Atualmente, atua como conselheiro do clube dos Antlers, dedicando-se ao treinamento de jovens jogadores tanto dentro quanto fora da prefeitura. As autoridades locais reconhecem suas contribuições ao desenvolvimento da região ao longo dos anos, tanto como jogador quanto após sua aposentadoria.
O Governador Kazuhiko Oigawa, disse que “Ibaraki será sempre a primeira casa de Zico.” Em resposta, o homenageado afirmou: “Esta é minha segunda cidade natal.” Após a cerimônia, Zico ministrou uma palestra para líderes esportivos, onde compartilhou sua filosofia de treinamento, destacando a importância de três elementos-chave: dieta, sono e treinamento, para alcançar resultados expressivos no campo esportivo.
Da redação paideguaonline / Foto: TBS News Dig