CASTANHAL – A indústria brasileira de máquinas e equipamentos agrícolas totalizaram nas vendas em setembro R$ 13,9 bilhões, montante 13,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2019.
O comércio interno é o responsável pela alta e não pelas exportações. No acumulado do ano, as vendas somam R$ 97,2 bilhões, 1,3% a menos do que o obtido no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
“Houve uma incerteza nas vendas de máquinas e implementos agrícolas que foram observadas logo no início da pandemia. Logo essa situação foi revertida e as vendas foram compensadas, melhorando o seguimento com a substituição de importados por nacionais. Isso ajuda a explicar o comportamento desse período do mercado”, destacou Hélio Yamada, proprietário da Trator Peças.
O setor teve quedas de vendas ao exterior, num montante 23,7% inferior ao registrado no mesmo mês de 2019. Foi o sétimo mês consecutivo de queda na receita das exportações.
“O comércio na nossa região, parecia ficar restrito com a pandemia, mas com o foco no mercado interno e de usados é a justificativa desse aumento nas vendas de máquinas e equipamentos neste ano”, ressaltou o empresário.
Da Redação paideguaonline/Dados: Abimaq/Fotos das máquinas: Cedidas