Sabe aquela rua ou estrada que pouco depois de pavimentada já está cheia de buracos, danificando o seu carro e até causando acidentes? E foi pensando em melhorar a situação da população que a empresa Shisalanga Construction criou um trecho de uma estrada com resíduos plásticos.
A grande ideia aconteceu na província de KwaZulu-Natal, na costa leste da África do Sul, com a pavimentação de mais de 400 metros de estrada usando asfalto fabricado com o equivalente a quase 40.000 garrafas de plástico recicladas.
Caminho para a reciclagem
A fabricante do “asfalto” usa polietileno de alta densidade, que é um plástico grosso normalmente usado para garrafas. A usina de reciclagem local, o transforma em pequenos resíduos que são aquecidos a 190° C até que se dissolvam e sejam misturados com aditivos. Eles substituem seis por cento da liga de betume do asfalto, de modo que cada tonelada de asfalto contém aproximadamente 118 a 128 garrafas.
Os técnicos da empresa sul-africana, explicam que o processo produz menos emissões tóxicas do que o tradicional e que seu composto é mais durável e resistente à água do que o asfalto, suportando temperaturas de até 70° C e -22° C.
Financeiramente o custo é semelhante aos métodos existentes, mas a expectativa é que com o tempo seja mais econômico. Os resultados, segundo os técnicos, são espetaculares e espera-se que as estradas durem mais do que a média de 20 anos.
A Índia começou a pavimentar estradas de plástico há 17 anos e o conceito foi testado em locais na Europa, América do Norte e Austrália.
Ao transformar garrafas em estradas, está surgindo um novo mercado para fabricantes de resíduos de plásticos, permitindo que usinas de reciclagem aproveitem mais dos lixões espalhados pelo mundo.
Fantástico essa ideia , usar resíduos plástico no asfalto tenho certeza que se tivesse mais investimentos em pesquisa , plástico deixaria de ser um problema nos lixões das cidades