Durante sua visita ao Pará nesta terça-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em parceria com o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou um plano para impulsionar investimentos públicos e privados de 1 bilhão de euros (R$5,39 bilhões) em projetos de economia sustentável na Amazônia Legal e na Guiana Francesa nos próximos quatro anos. O plano, recebido pelo governador do estado, Helder Barbalho, visa promover a bioeconomia como parte da presidência brasileira do G20.
O projeto abrange investimentos na conservação e manejo sustentável das florestas, valorização econômica dos ecossistemas, tecnologias baseadas em recursos biológicos, práticas agroecológicas e capacitação profissional. Além disso, prioriza a inclusão dos povos indígenas e comunidades locais na tomada de decisões.
Destacando a importância desse plano, Lula afirmou que a COP 30, a ser sediada em Belém em 2025, será um evento de excelência. Ele enfatizou o desejo de compartilhar a riqueza da biodiversidade amazônica com o mundo, enquanto garante a participação dos povos indígenas nas decisões sobre seus territórios.
Fonte: Agência Pará / Foto: Marcos Santos / Ag. Pará