O fim da nova pandemia de coronavírus está potencialmente se aproximando e as pessoas devem, portanto, intensificar os esforços para evitar uma maior disseminação, anunciou o chefe da Organização Mundial da Saúde nesta quarta-feira (14).
“Ainda não chegamos lá. Mas o fim está à vista”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva, observando que a contagem de mortes por COVID-19 na semana passada caiu para um nível visto em março de 2020.
“Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora”, disse ele.
Se o mundo não aproveitar a oportunidade para acabar com a pandemia agora, ainda há risco de que mais variantes do vírus se desenvolvam, levando a aumentos nas taxas de mortalidade, bem como interrupções e incertezas contínuas, disse ele.
Tedros exigiu que testes de vírus e análises de genes sejam mantidos e que os esforços de inoculação anti-COVID sejam acelerados em áreas onde as taxas de vacinação permanecem baixas.
O vírus foi descoberto pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan em dezembro de 2019 e a OMS declarou uma pandemia global em março de 2020.
Fonte/Foto: Kyodo News