DUBAI – Em uma cidade onde o horizonte muda ano após ano, há um canto de Dubai que preserva seu passado. O Forte Al Fahidi abriga o Museu de Dubai, que oferece um retrato da região antes dos arranha-céus e shoppings.
De um souq (mercado tradicional ou feira periódica) à cultura beduína, de mergulhadores de pérolas a ceramistas, os visitantes encontram dezenas de manequins em tamanho real que retratam o passado de Dubai.
Michael Essey é um produtor cinematográfico que trabalha para a Dubai Film, uma empresa que teve a tarefa de colocar os museus da cidade online. O Museu de Dubai é o seu preferido na cidade.
“Isso me dá a história de onde veio esse lugar – e eu gosto da história de Dubai, de uma humilde vila de pescadores à Las Vegas do Oriente Médio”, diz ele. “É uma história maravilhosa”.
Em 2014, sua empresa lançou o Dubai360, um site que hospeda um dos maiores city tours virtuais do mundo. Além de mais de meia dúzia de museus, a plataforma oferece experiências de 360 graus com 41 vistas panorâmicas, mais de 40 marcos culturais, 15 shopping centers e 10 parques
Agora que a Covid-19 forçou o público a ficar dentro de casa, a plataforma teve um aumento médio de 25% no tráfego. “Nunca houve um momento melhor ou mais importante para a existência de uma tecnologia como essa, porque uma coisa é sentar e consumir lixo”, explica Essey. “Mas … é importante que as pessoas mantenham a mente estimulada pela realidade”.
Visitas virtuais
Não é surpresa que o Conselho Internacional de Museus (ICOM) concorde com a opinião de Essey de que nunca houve um momento mais adequado para explorar as exposições virtuais do mundo.
A ONG lançou recentemente uma campanha de mídia social chamada #MuseumsAndChill em uma tentativa de familiarizar o público com instituições próximas e distantes. Relacionado: ‘Instagram Bridge’, a última demonstração do megaprojeto do Dubai Creek Harbor.
“Com esta campanha, esperamos mitigar o impacto do auto-isolamento na saúde mental”, disse Alexandra Fernández, coordenadora de comunicação do ICOM. “Até agora tem sido um grande sucesso”.
Ela acrescenta que uma razão igualmente importante para os museus terem ofertas online é ajudar a garantir dinheiro do governo para sustentar instituições durante a pandemia. “Neste momento, os fundos públicos de emergência são vitais para conter os danos … para evitar que os bloqueios temporários de museus se tornem fechamentos permanentes”.
Do Museu de Arte Moderna de Nova York ao Museu Britânico de Londres e ao Louvre, muitas das coleções mais famosas do mundo estão disponíveis online.
A plataforma Arte e Cultura do Google oferece tours virtuais gratuitos para mais de 1.200 museus. E embora essas ofertas online não comecem a compensar as perdas financeiras que as instituições estão sofrendo agora, Fernández diz que ainda podem ser benéficas no futuro.
“A grande maioria desses passeios virtuais é gratuita”, diz Fernández. “Eles podem ter um impacto econômico positivo quando os bloqueios acabarem, pois podem atrair usuários online para visitar fisicamente o museu”.
Futuro
Muitas instituições não sabem quando poderão reabrir – ou se poderão reabrir. A American Alliance of Museums prevê que um terço dos museus nos Estados Unidos fechará permanentemente como resultado do Covid-19. E na Itália, o setor cultural deve perder € 3 bilhões (US $ 3,25 bilhões) nos próximos meses.
Mas à medida que os museus se preparam para um futuro incerto, as organizações em todo o mundo estão aumentando seu apoio. Nos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, a Dubai Culture & Arts Authority e o Art Dubai Group recentemente se uniram para lançar o Dubai Ideathon. O projeto é um convite aberto para que todos apresentem soluções de como auxiliar o setor cultural neste período.
Essey também está se preparando para começar a correr quando a pandemia chegar ao fim. Está em andamento a construção do Museu do Futuro de Dubai, que terá como foco inovação e design, e sua empresa já foi contratada para criar um tour 360 quando estiver concluído.
“Assim que terminarem este museu da inovação … mal posso esperar”, explica, prevendo que poderá se tornar seu novo favorito. “Gosto da inovação, do futuro – o tipo de museu para onde vamos ‘.
Fonte: CNN