MENINGITE: CONHECER OS SINTOMAS AJUDA A SALVAR VIDAS

Febre Alta, dor de cabeça, vômitos, rigidez do pescoço, moleza e manchas avermelhadas na pele podem ser sinais de meningite. Causadas por vírus, bactérias e fungos, a meningite tem diferentes tipos, porém os sintomas são parecidos.
A transmissão da meningite pode-se dar tanto através da via respiratória como tosse, espirro, beijo, contato direto com a saliva, ou também por intermédio da ingestão de água ou alimento contaminado.

Prevenção
Existem alguns tipos de meningite que podem ser prevenidas através de vacinação; são elas: meningococo, pneumococo e Haemophilus influenzae tipo b. As vacinas contra esses microorganismos protegem contra alguns dos tipos mais comuns de meningite, que comumente são aquelas mais graves. Ressalte-se que essas vacinas podem ser administradas tanto em crianças já nos primeiros meses de vida, como também podem ser utilizadas em adultos.

Diagnóstico
A identificação da patologia deve ser feita o mais rápido possível, bem como o seu tratamento. O principal exame laboratorial para o diagnóstico de meningite inclui a coleta do líquido céfalo-raquidiano. Nos pacientes com meningite bacteriana aguda, o aspecto do liquido é turvo, em análise em laboratório revela o aumento de glóbulos brancos e a possível presença do microrganismo causador da infecção.

Tratamento 
O tratamento é analisado com base em cada caso, porém eles podem ser realizados com antibióticos, anti-virais ou corticoides em regime de internação hospitalar. Ao se identificar a patologia, deve-se dar início o mais rapidamente possível ao tratamento para que se minimizem os riscos de complicações, inclusive o óbito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *