Massa fria de origem polar não terá efeito significativo no Pará


Informações climáticas do Centro de Informações Meteorológicas de Goiás, indicam que o Brasil deve enfrentar uma massa de ar frio de origem polar, que causará temperaturas atípicas para o mês de maio na região Centro-Sul do País, com mais intensidade entre a próxima segunda-feira (16) até o domingo (22). A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) afirma que esse comportamento meteorológico não deve provocar mudanças significativas de temperatura no Pará.

O fenômeno está sendo divulgado como uma “erupção polar histórica“. No período anunciado da próxima semana, o fenômeno meteorológico pode alcançar temperatura próxima a zero grau (0º), no município de Jataí, no estado de Goiás; na capital goiana, Goiânia pode atingir 4ºC e em Brasília (DF) vai oscilar entre 9º e 11ºC. 

No Estado do Mato Grosso (MT) também será percebido mudança de temperatura, mas a partir da divisa desse Estado com o Pará, de acordo com o Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Semas, a massa fria estará diluída.

Previsão para Maio

O boletim climático da Semas aponta que este mês de maio seguirá chuvoso na Região Metropolitana de Belém (RMB), assim como foi o mês de abril. Mesmo sendo um mês considerado de transição entre o período chuvoso e o seco, maio apresenta previsão máxima de até 500 milímetros de chuva em pontos do Estado, como na região do Arquipélago do Marajó.

Os números em diversos pontos, a exemplo da RMB e municípios da região Norte e Litoral Nordeste do Pará, como Marajó, Alenquer, Óbidos e Oriximiná, apresentam expectativa de chuva maior do que o habitual para este período do ano, com índices variando entre 300 e 400 milímetros de chuva no mês.

Por Aline Saavedra (SEMAS)/Agência Pará | Imagem: Alex Ribeiro / Ag. Pará



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *