Jovens correm o risco de perda auditiva com fones de ouvido


Cerca de um bilhão de jovens em todo o mundo podem estar em risco de perda auditiva por ouvir com fones de ouvido ou frequentar locais com música alta, segundo pesquisa publicada no dia 16 de novembro.

O estudo conduzido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou os jovens a serem mais cuidadosos com seus hábitos auditivos.

A análise publicada na revista BMJ Global Health analisou dados de 33 estudos publicados em inglês, espanhol, francês e russo nas últimas duas décadas, abrangendo mais de 19.000 participantes com idades entre 12 e 34 anos.

Descobriu-se que 24% dos jovens tinham práticas auditivas inseguras ao usar fones de ouvido com dispositivos como smartphones e 48% foram expostos a níveis de ruído inseguros em locais de entretenimento, como shows ou boates.

Combinando essas descobertas, o estudo estimou que entre 670.000 a 1,35 bilhão de jovens podem estar em risco de perda auditiva.

Os usuários de fone de ouvido devem usar as configurações ou aplicativos em smartphones para monitorar os níveis de som, aconselhou Lauren Dillard, fonoaudióloga da Universidade Médica da Carolina do Sul e primeira autora do estudo.

Stephen Stansfeld, especialista em ruído e saúde da Universidade Queen Mary de Londres, que não participou da pesquisa, disse que o estudo mostrou que “o potencial para perda auditiva grave em toda a população é muito grande”.

Mais de 430 milhões de pessoas – mais de 5% da população mundial – atualmente têm perda auditiva, de acordo com a OMS, que estima que o número aumentará para 700 milhões até 2050.

Fonte: Japan Today / Foto: AFP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *