Ter muita humildade é um dos segredos para tratar da clientela.
A história da família dos irmãos Souza atravessa a linha do tempo e começa numa pequena borracharia há mais de 40 anos localizada na BR-316, bem em frente ao local que hoje funciona uma agência dos Correios em Castanhal.
Luís Carlos, o Carlinho e Pedro Paulo Silva Souza, se mudaram para um novo local com a família e tiveram a oportunidade de sobreviver em meio a crises e sorrisos, mas com muito trabalho e dedicação.“Estamos juntos há mais de 30 anos nessa profissão de borracheiro. Aprendemos com o papai, o Paulo Barbosa, e ele era muito rigoroso, mas aprendi muito com ele”, diz Carlinho.
No dia da entrevista, são quase sete da noite e o movimento ainda é intenso.
Os carros não páram de chegar numa quarta-feira, dia considerado por eles como um dos mais calmos. É pneu de carro, caminhão e trator “só não trabalhamos com bicicleta e avião”, ressalta o irmão mais novo Pedro Paulo.
Contrariando os fatos das relações conturbadas entre irmãos desde Cain e Abel, os irmãos de Castanhal não recebem influências de cônjuges e mesmo com ideias diferentes a aproximação entre eles é diária. Para eles, o fato de ser irmãos não interfere no lado comercial mesmo com ideias diferentes.
“A gente precisa estar sempre com bom humor e isso é uma das qualidades que temos para sempre melhor atender os clientes”.
“A palavra confiança define nossa sociedade e está acima de tudo. Nos encontramos todos os dias e às vezes sai uma discordância, mas aí é hora da gente sentar e se acertar, mas nunca brigamos”.
A vida e o tempo também ensinou muito no pensamento mútuo para eles protegerem o futuro do patrimônio construído da empresa familiar. “Não tínhamos essa estrutura com o galpão que hoje funciona a borracharia, era um local bem pequeno onde ao lado tinha a nossa casa que era feita de barro. Com muita persistência fomos trabalhando e conquistamos muita coisa. Somos irmãos e nos entendemos muito bem e procuramos estar de acordo com que o outro faz. Ao contrário da grande maioria das sociedades entre irmãos, nunca nos separamos”, enfatiza Pedro, o irmão mais velho.
O CLIENTE SEMPRE TEM RAZÃO
“Conseguimos atender até 300 pessoas por dia, arregaçamos a manga e vamos para a batalha e procuro sempre fazer o melhor serviço. Em algumas situações há clientes que não esperam e vão embora, fico muito triste com isso. A nossa honestidade é outro ponto chave e procuro orientar as pessoas que vem aqui, de como é que precisa ser feito com os pneus, sem enganar. O Pedrinho fica mais na administração é o negociador. Eu já fico na operação e isso tem dado certo. Não adianta os dois fazerem a mesma coisa”.
É PRECISO INVESTIR
“Essa coragem que temos de vencer, aprendemos todos os dias no trabalho. Nosso sonho é fazer com que isso aqui cresça e a borracharia faça parte de um auto-center com os equipamentos necessários e com os funcionários uniformizados”, diz Carlinho emocionado.
DIFICULDADES
“Já houve situações onde estávamos apertados com a crise financeira, mas nunca pensamos em desistir. Agora a crise chegou forte e é geral, temos que ter fé em Deus e precisamos ir atrás dos nossos objetivos, é preciso chegar junto encarando de frente os problemas, sem baixar a cabeça. É preciso ter muita coragem, não se esqueça disso”, lembra Pedro.
Por Lyncoln Saito
Parabéns para os irmãos Carlinhos e Pedro. Só alegria.
Dupla muito simpática, cortez e trabalhadora.
Merecem tudo de bom.
Ja fui na baorracharia deles. Atendimento muito bom.
Esses caras são top