TOKYO – A Honda Motor anunciou que obteve aprovação do ministério de transporte japonês para seu veículo autônomo “nível 3” que pode ser usado em vias expressas.
É a primeira aprovação mundial de um veículo com esse equipamento de direção automatizado, de acordo com o ministério.
Enquanto a competição para desenvolver a tecnologia de direção autônoma está se intensificando entre as montadoras de todo o mundo, a Honda disse que planeja lançar seu sedã Legend com capacidade de direção autônoma de nível 3 até março de 2021 no mercado japonês.
O nível permite que o motorista se envolva em diferentes atividades, incluindo ler e assistir TV ao volante em certas condições, como tráfego lento em vias expressas congestionadas, enquanto o motorista precisa assumir o controle total do veículo em caso de emergência.
Em abril, uma lei de trânsito revisada entrou em vigor no Japão para permitir que veículos com nível 3 circulem em estradas públicas como parte de seus esforços para promover o desenvolvimento de carros autônomos.
“Este é realmente o resultado dos esforços conjuntos do governo e do setor privado”, disse o secretário-chefe do governo, Katsunobu Kato, o principal porta-voz em uma entrevista coletiva. “Esta é uma notícia muito boa.”
Entre as montadoras japonesas a Nissan e a Subaru introduziram sistemas assistentes de nível 2, permitindo que os motoristas mantenham as mãos fora do volante em uma única faixa, mas devem assumir o controle total de seus veículos a qualquer momento.
Uma escala de classificação de cinco níveis foi desenvolvida para veículos autônomos. Em caso de acidente de trânsito, os condutores de veículos no nível 2 serão totalmente responsáveis, enquanto as montadoras assumirão parte da responsabilidade no nível 3.
No nível 4 de direção autônoma, um veículo executa todas as tarefas de direção sem intervenção humana em uma área limitada, mesmo em emergências. No nível 5, os veículos não requerem atenção ou interação humana.
Por Kyodo