Os fabricantes de relógios japoneses estão refinando as ofertas de última geração para se proteger da concorrência dos relógios inteligentes e alcançar os europeus.
A Citizen Watch está se preparando para tornar global sua série Eco-Drive One em setembro. Custando entre ¥350.000 e ¥700.000 ($ 3.150 a $ 6.300) no Japão, os relógios serão fabricados na província de Nagano por 20 artesãos especialmente selecionados. Eles possuem materiais resistentes e espessura de 2,98 mm.
A Seiko trabalhou para aumentar as ofertas com preços equivalentes a $ 13.500 para $ 18.000 sob sua marca Grand Seiko. A empresa japonesa abriu uma loja Grand Seiko Boutique em Seul – a segunda, depois de Beverly Hills na Califórnia. A Seiko transformou a Grand Seiko em uma marca independente no ano passado.
Relógios com preços médios entre $ 450 e US $ 1.800 enfrentam a concorrência dos smartwatches. À medida que os fabricantes de relógios sobem na cadeia de valor para se diferenciarem, eles ainda precisam percorrer um longo caminho antes de alcançar as marcas de luxo europeias.
As empresas suíças Swatch, Richemont e Rolex ocuparam os três primeiros lugares em vendas globais em termos de valor por seis anos consecutivos até 2016, de acordo com a empresa de pesquisa britânica Euromonitor International, a Citizen e Seiko ficaram em sétimo e oitavo lugar.
Fonte: NIKKEI ASIA – Foto: YUKI HANAI