Covid-19: Grande esperança


As vacinas nasais ainda podem ser uma poderosa arma futura na luta contra o COVID-19, apesar dos resultados decepcionantes dos testes recentes para um spray AstraZeneca, dizem os especialistas.

Ao entrar no corpo da mesma forma que o vírus, as vacinas nasais visam construir imunidade na membrana mucosa que reveste o nariz e a boca.

Isso pode impedir que as pessoas sejam infectadas em primeiro lugar – e também potencialmente impedir que aqueles que têm COVID o espalhem ainda mais.

Pesquisadores de Oxford revelaram os resultados de um estudo de fase 1 para um spray nasal simples usando a vacina AstraZeneca.

No entanto, a vacina promoveu anticorpos da mucosa apenas em uma minoria dos participantes, e as respostas imunes foram mais fracas em comparação com as das vacinas tradicionais, de acordo com um estudo publicado na revista eBioMedicine.

Cerca de 100 vacinas intranasais diferentes para COVID estão em desenvolvimento em todo o mundo, de acordo com análise da empresa de dados de saúde Airfinity e Nature no mês passado, com cerca de 20 sendo testadas em humanos.

Fonte: Japan Today / Foto: AFP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *