Orientações oficiais servem de guia para confecção de proteção caseira
Em meio à pandemia de covid-19, o Ministério da Saúde está mobilizando a população a fabricar as próprias máscaras de pano, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade, se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente. Sobre as máscaras cirúrgicas e filtrantes, como a N95, a recomendação do governo segue a mesma: que elas sejam destinadas, prioritariamente, a profissionais de saúde e pessoas com sintomas.
De acordo com a nota do ministério, pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de covid-19.
A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos.
CASTANHAL
O uso da máscara caseira é individual, não devendo ser compartilhada entre familiares e amigos. A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
E foi com esse intuito que a artesã e costureira Livia Carlla, têm se dedicado a criar iniciativas para tentar impedir a disseminação da doença. Ela confecciona máscaras de tecido no seu ateliê em Castanhal, que estão sendo usadas como proteção.
“No início da pandemia eu fiz as máscaras para meus filhos e marido. Algumas pessoas viram e foi de boca em boca, um pedia aqui, outro ali, aí fui fazendo“.
Livia aprendeu a costurar a mais de 20 anos com a mãe – Foto: Instagram
Para garantir a efetividade, devem ser usados tecidos com boa capacidade de filtragem de partículas. O ministério recomenda: tecido de saco de aspirador; cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%; tecido 100% algodão (como tricoline); e fronhas de tecido antimicrobiano. Mas podem ser utilizados materiais encontrados no dia-a-dia, como camisetas ou outras roupas em bom estado de conservação, até tecido não tecido (TNT).
COMO USAR?
►Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Coloque a máscara com cuidado para cobrir a boca e nariz e minimize os espaços entre o rosto e a máscara.
►Enquanto estiver utilizando a máscara, evite tocá-la, não fique ajustando a máscara na rua. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar. Troque a máscara a cada duas horas ou sempre que apresentar sujeira ou umidade.
►Ao chegar em casa, remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando de tocar na parte da frente. Lave as máscaras usadas em diluição de água e água sanitária.
(A proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Por exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água potável). Deixe de molho por cerca de 30 minutos e depois lave com água e sabão.
LiviArte Costura Criativa
Instagram: @livia.carlla36
Da Redação com a colaboração Agência Brasil