Um terremoto de magnitude preliminar de 7,6 atingiu a costa do Mar do Japão, por volta das 16h10, de segunda-feira (1°), interrompendo as celebrações de Ano Novo. A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu um alerta de tsunami para Ishikawa, onde atingiu o máximo de 7 na escala sísmica japonesa, shindo. O epicentro foi em Noto, Ishikawa, causando desabamentos em Wajima e incêndios em várias áreas. O impacto foi sentido de Hokkaido a Kyushu, com alertas de tsunami também emitidos na Rússia, Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Este terremoto, o primeiro a desencadear um grande alerta de tsunami desde 2011, teve seu epicentro em uma região propensa a grandes terremotos, com a agência meteorológica alertando para possíveis sismos adicionais.
Houve danos significativos, incluindo seis pessoas soterradas em Wajima e relatos de feridos em várias províncias. Mais de 51.000 pessoas foram instruídas a evacuar, com as Forças de Autodefesa fornecendo ajuda e evacuações. Apesar do forte tremos, não foram relatadas anormalidades nas usinas nucleares do país, conforme informado pelo governo japonês. No entanto, a East Japan Railway suspendeu temporariamente as operações de linhas do Shinkansen devido ao tremor.
O primeiro-ministro Kishida pediu para a população loca a evacuação imediata, e o governo comprometeu-se a fornecer informações precisas e colaborar com os governos locais para garantir a segurança.
Fonte/Foto: Kyodo