ABBA anuncia álbum e show em Londres após décadas


Quase quatro décadas depois de se separarem e prometerem nunca mais voltar, as superestrelas suecas do ABBA anunciaram nesta quinta-feira (2) um retorno musical com um novo álbum e um show em Londres apresentando suas performances capturadas por avatares digitais.

O ABBA alcançou mais de 400 milhões de vendas de álbuns em 50 anos, apesar de se separar em 1982 e resistir a todas as ofertas para trabalharem juntos novamente – até agora.

“Fizemos um novo álbum com o ABBA!” os Bjorn Ulvaeus e Benny Andersson da banda anunciaram através de uma apresentação de vídeo em Londres, entregando as notícias que os fãs esperaram por décadas.

Os maestros pop tiveram uma série de sucessos nos anos 1970 e no início dos anos 1980, após vencer o Eurovision em 1974 com “Waterloo”.

Mas na quinta-feira, Ulvaeus e Andersson puseram fim ao suspense, seguindo pistas de que algo estava por vir.

Após o anúncio do vídeo, os dois compareceram pessoalmente, vestidos de preto, para uma apresentação do próximo álbum.

“O álbum está pronto agora, está feito”, disse Andersson, descrevendo o retorno do grupo ao estúdio, tendo como pano de fundo a vista espetacular do topo da torre ArcelorMittal Orbit de Londres.

“Já se passaram 40 anos, ou 39, foi como se o tempo não tivesse passado. Foi incrível”, disse ele. “Fizemos o melhor que podíamos na nossa idade .

A dupla parecia relaxada e descreveu seu reencontro como muito amigável.

“Nenhuma imaginação poderia sonhar com isso: lançar um novo álbum depois de 40 anos e ainda ser o melhor dos amigos”, disse Ulvaeus. “É a coisa mais divertida que você pode fazer: escrever canções”, acrescentou.

O álbum será lançado em 5 de novembro, disseram os músicos, com o show previsto para maio de 2022.

As agora septuagenárias estrelas de clássicos pop como “Dancing Queen”, “The Winner Takes It All” e “Take a Chance on Me”, gravaram músicas novas juntas pela última vez na década de 1980.

A apresentadora de rádio britânica Zoe Ball, ao apresentar a entrevista, disse: “Isso é enorme: sim, o ABBA está de volta oficialmente.”

Ela saudou isso como “uma das maiores reuniões de todos os tempos”.

A apresentação aconteceu depois que o grupo com Anni-Frid Lyngstad, 75, Agnetha Faltskog, 71, Ulvaeus, 76, e Andersson, 74 – anunciou no Twitter na semana passada: “Obrigado por esperar, a jornada está prestes a começar.”

Os ícones pop suecos anunciaram que voltariam ao estúdio em 2018, dizendo: “Todos os quatro sentimos que, depois de cerca de 35 anos, poderia ser divertido unir forças novamente e entrar no estúdio de gravação.”

Duas novas canções – “I Still Have Faith in You” e “Don’t Shut Me Down” – foram tocadas em Londres na quinta-feira, apresentando o som característico da banda.

Reconhecendo sua idade, os músicos disseram que não estavam tentando imitar estrelas contemporâneas.

“Não estamos competindo com o (rapper canadense) Drake e todos aqueles outros caras”, disse Andersson.

Os músicos também descreveram o processo de transformação em avatares digitais usando tecnologia de holograma para um novo show com lançamento em Londres no próximo ano.

Eles descreveram como foram fotografados em malha para criar os avatares para o show chamado “ABBA Voyage”, que será apresentado em um teatro que está sendo construído perto do local de apresentações no Parque Olímpico Queen Elizabeth, no leste de Londres.

“Parecíamos ridículos”, disse Andersson.

Ele disse que o programa apresentará o grupo como “personagens digitais” em 1979, quando eles estavam “no auge”. Eles parecerão “perfeitamente reais”, disse ele.

O show é “tecnicamente muito complicado, a tela, o som, todas as luzes”, acrescentou.

O álbum contará com 22 músicas, a maioria dos clássicos sucessos do grupo, e terá duração de 90 minutos, disseram os músicos, com ingressos à venda ainda este mês.

O grupo se separou em 1982, época em que os dois casais do quarteto se divorciaram.

Eles ficaram longe de uma reunião, apesar da popularidade duradoura de sua música, alimentada por um álbum de compilação de sucesso em 1992, o musical “Mamma Mia” e filmes subsequentes estrelados por Meryl Streep, Colin Firth e Pierce Brosnan.

“Simplesmente não há motivação para reagrupar. O dinheiro não é um fator e gostaríamos que as pessoas se lembrassem de nós como éramos”, disse Ulvaeus em uma entrevista em 2008.

De acordo com o Celebrity Net Worth, cada membro do Abba vale entre US $ 200-300 milhões. Em 2000, eles recusaram uma oferta de US $ 1 bilhão para realizar uma turnê mundial de 100 shows.

“Eles são ricos de forma independente, então não acho que seja por causa do dinheiro”, disse o especialista sueco do Abba e autor de vários livros do grupo Carl Magnus Palm sobre seu retorno em um comentário à AFP. “Acho que eles estão genuinamente animados com as possibilidades disso.”

©2021 AFP |  Foto: Agência de Notícias TT / AFP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *