A ARTE DO CHURRASCO PELO MESTRE CHURRASQUEIRO


A arte de fazer um bom churrasco fortalece os laços familiares, de amizade e proporciona qualidade de vida.

Vamos partir da cerveja geladíssima ao ponto certo das carnes. A tradição dos brasileiros de assar uma carne virou uma regra sagrada, e é nos fins de semana que milhares de famílias e grupos de amigos se juntam ao redor de uma churrasqueira. Mas você sabe preparar um tradicional churrasco? Na minha casa cabe a mim – o editor dessa matéria, a incumbência de acender a churrasqueira. Mas tenho que reconhecer que foi graças a ele que aprendi, um dos grandes especialistas na arte do churrasco. Com a palavra, Claudionor Júnior.

Tudo começou em dezembro de
2013 e a ideia surgiu através de um amigo na beira de uma churrasqueira. Sempre gostei de churrasco e sempre estudava para melhorar. Outros amigos perguntavam o porque meu churrasco ficava melhor que o deles. A partir do curso de churrascos me profissionalizei e abriram-se outras portas como um buffet para eventos, também dou consultoria em estabelecimentos comerciais como steakerias, hamburguerias, açougues e churrascarias. Atualmente presto consultoria para um renomado restaurante do Shopping Pátio Belém”.

Recentemente participei da equipe campeã do Pitmaster Brasil da região norte e nos classificamos para a edição nacional. Pra quem não sabe, é a primeira entidade dedicada ao American BBQ com um dos métodos mais complexos de preparos de carnes no Brasil. Costumo dizer que 85% do sucesso do churrasco se deve a qualidade da carne. É fundamental. Um produto bom com certeza vai gerar um bom churrasco. Sempre escolha uma carne de um gado que seja bem criado com uma engorda correta e de preferência de confinamento. Além disso, conta bastante a habilidade do churrasqueiro que precisa ficar atento com a temperatura certa do braseiro, o conhecimento das ferramentas certas para manipular as carnes, a quantidade certa de sal e a técnica de preparo. Isso vai infleunciar e muito na qualidade do seu churrasco”.

“Não vou dizer que existe o churrasco perfeito, mas o que vale é o sabor. Para se aproximar da perfeição é necessário também saber temperar no ponto certo, além da técnica.
Churrasco é somente brasa e sal. Nada de temperos especiais ou ficar pincelando a carne com manteiga ou óleo. É comum as pessoas acharem que carne de churrasco é somente carne “de primeira”. Na verdade não existe isso. O que existe é um animal bem criado, o de primeira qualidade.
Sendo assim, todas as carnes vão sair boas.
As carnes mais comuns para o churrasco são as da parte traseira que tem pouco colágeno e você consegue fazer em altas temperaturas. Contudo, estão sendo conhecidas cada vez mais novas maneiras para o fazer o churrasco com a carne do dianteiro, onde a preparação é um pouco mais lenta, com baixa temperatura e mais sabor. É aí que entra o American Barbecue – o churrasco americano.
Mas quem sabe trabalhar com cortes diferenciados consegue fazer um churrasco de muita qualidade com a carne do dianteiro como a costela, o acém, o cupim, que fica gostoso. O que importa é o sabor”.

Já ministrei cursos para mais de 3500 pessoas no Pará e outros estados. São feitos conforme a necessidade das pessoas. 
Tem o Módulo Inicial, onde abrangemos mais a teoria. Há pessoas que acham que não precisam dele pelo fato de ser inicial, o que não é verdade. Nele você consegue abrir um horizonte para o mundo dos churrascos.

O Módulo Intermediário, eu ensino outras receitas e cortes de carnes especiais com mais técnicas.

O Módulo de Assados Lentos, é mais avançado.
Ensino acompanhamentos, costela, cupim, língua, marinados, panceta suína recheada.

E tem também o Módulo de Hambúrguer artesanal que é bem bacana”.

Contato:
https://www.instagram.com/claudionor.churrascocaseiro



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *