A ameaça do metaverso: a TV vai morrer com sua audiência


As empresas de TV precisarão se adaptar radicalmente ao mundo em rápida evolução do entretenimento online se quiserem sobreviver, alertaram especialistas.

Enquanto os consumidores mais velhos ainda estão ligados à TV tradicional, a audiência entre os menores de 35 anos caiu pela metade em uma década, de acordo com a Statista, e cairá vertiginosamente à medida que o metaverso se desenvolver.

“Os jovens evoluíram de espectadores passivos de TV para jogadores ativos e deixaram de usar telas para smartphones”, disse Frederic Cavazza, cofundador da Sysk, empresa francesa especializada em transformação digital. “Os canais de TV vão morrer com suas audiências.”

Para atingir os jovens, as emissoras terão que competir com plataformas de jogos como Roblox, Fortnite e Minecraft – vistas como precursoras do metaverso – que já estão estabelecendo uma posição dominante.

Metade de todas as crianças de 9 a 12 anos nos EUA usam o Roblox pelo menos uma vez por semana, de acordo com a empresa de pesquisa de mídia Dubit – fazendo de tudo, desde jogar até assistir a shows e apenas sair com os amigos.

O público pode ser enorme: 33 milhões de pessoas assistiram o rapper Lil Nas X se apresentar no Roblox em 2020 – mais de três vezes o número que o assistiu na TV no Grammy esta semana.

As emissoras devem escolher se vão se ater a um mercado cada vez menor de programação de TV tradicional ou começar a trazer seus personagens e marcas para plataformas de metaverso, disse Matthew Warneford, cofundador da Dubit.

As empresas de TV têm tempo para se adaptar, mas enfrentam um grande desafio em atender de uma só vez a pessoas mais velhas assistindo a transmissões tradicionais, pessoas de meia-idade mudando para streaming e jovens que desejam entretenimento interativo e social.

O maior desafio, no entanto, pode ser financeiro.

Até agora, as empresas de TV foram isoladas da interrupção tecnológica porque sua receita de publicidade não foi afetada – ao contrário de outras mídias tradicionais, como jornais.

Isso pode mudar “mais rápido do que as pessoas imaginam”, disse Warneford.

Anteriormente, era difícil levar anúncios de TV para o mundo dos jogos porque eles foram criados por empresas individuais “que os trancaram e capturaram todo o valor”, disse ele.

Mas com o campo mais aberto do metaverso, as marcas terão muito mais espaço para se promover e vender produtos diretamente aos usuários.

De fato, marcas de moda e luxo já estão ganhando milhões vendendo roupas e acessórios virtuais no Roblox, Fortnite e outras plataformas.

Fonte: Japan Today – Foto: AFP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *