FORTE CALOR DURANTE TODO MÊS DE SETEMBRO NO PARÁ


O tempo firme que levou milhares de pessoas a balneários e áreas abertas no Pará, no feriadão da Semana da Pátria, deve se repetir por todo o mês de setembro. A afirmação é da equipe de meteorologistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

Com base na climatologia do Estado, setembro é o mês mais seco para os paraenses. De acordo com os meteorologistas, este mês continuará sim com bastante calor e poucas chuvas, o que favorece a sensação de desconforto térmico na vida dos paraenses, além de chuvas muito irregulares nesse período.

Região Metropolitana, Nordeste, Baixo Amazonas e Marajó

É esperado tempo ensolarado durante as manhãs e parte das tardes. As temperaturas máximas nessas áreas podem chegar a 35ºC e 36ºC e, por consequência, contribuem para aumento da sensação térmica. Para estas regiões, são esperados chuvas rápidas e, na maioria das vezes, em áreas isoladas, ocorrendo principalmente nos períodos vespertino e noturno. Os acumulados pluviométricos devem variar entre 50 a 130 milímetros (mm).

Faixa Central e Sul

É esperado tempo quente e seco, especialmente na primeira quinzena de setembro, com foco no sudeste paraense, onde as temperaturas máximas devem chegar em torno de 38ºC. No entanto, eventos de chuvas devem retornar a partir da segunda metade do mês, sendo mais frequentes no sudoeste paraense.

Acredita-se que os acumulados pluviométricos devem variar entre 10 a 50 mm no sudeste do Estado e atingir valores em torno de 50 e 100 mm na região sudoeste do Pará. Nestas áreas, os baixos valores de umidade do ar criam situação de alerta para a população, que nesse período tende a sofrer com problemas respiratórios associados ao clima seco predominante.

Agência Pará – Foto: Rogerio Uchoa


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *