Mais de 50 anos depois do lançamento do Concorde, um novo jato supersônico está se preparando para decolar.
A Boom Supersonic, anunciou que lançará o XB-1, um protótipo em escala 1: 3 do seu próximo jato comercial supersônico Overture, em 7 de outubro, com voos de teste começando em 2021.
A ação vai ajudar no desenvolvimento para os primeiros voos supersônicos comerciais desde que o lendário avião de passageiros de asa delta fez seu último vôo em 2003.
“O XB-1 é o primeiro passo para trazer de volta ao mundo as viagens supersônicas”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.
Renascimento do vôo supersônico
“Voos com o dobro da velocidade significa que podemos viajar duas vezes mais longe – trazendo mais pessoas, lugares e culturas para nossas vidas.”
Segundo a empresa, o objetivo do XB-1 é demonstrar e provar as “principais tecnologias” da Overture , como a construção avançada de compositos de fibra de carbono e a aerodinâmica de alta eficiência otimizada por computador.
A empresa também divulgou imagens da aeronave experimental, sendo descrito como “o avião mais rápido desenvolvido em particular da história” no hangar, incluindo a conclusão da instalação da asa. “Nossas experiências na pandemia de Covid-19 sublinham para todos nós a necessidade humana fundamental de conexão pessoal”, diz Scholl.
“As viagens mais rápidas nos permitem conhecer as pessoas, culturas e lugares do mundo. Com o XB-1, estamos demonstrando que estamos preparados para trazer de volta o supersônico “.
Os resultados do programa de teste XB-1, que afirma ser 100% neutro em carbono, permitirá que a empresa ajuste o design do avião supersônico Overture.
Fonte: CNN