Com a suspensão das aulas devido à pandemia do novo coronavírus, muitos estudantes estão em casa com os familiares, e os pais tentam conciliar as atividades escolares com o trabalho, e as tarefas domésticas.
Segundo dados do Censo Escolar, em 2019 havia 47,9 milhões de alunos matriculados na educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) em todo o país, nas redes pública e particular.
Com tantos estudantes em casa, algumas instituições de ensino tentam manter as aulas e as lições a distância, o que também representa um desafio para os pais, muitas vezes, sobrecarregados. E o desafio tem sido grande, relatam muitos pais e mães. Como destaca a empresária Suelen Corrêa, mãe do José Arthur de 13 anos e da Mariany de 9.
“É uma experiência diferente o que estamos passando. Na primeira semana sem aula tinha um feriado, e isso ajudou. Confesso que na segunda semana que as crianças estavam sem aula foi a mais difícil, porque eu queria fazer tudo. Mas de uma semana para cá eu coloquei na minha cabeça que tinha que trabalhar também e precisava me organizar para conciliar as atividades”, detalha.
“Pela manhã, meu filho mais velho tem aulas pela internet em videoconferência e a professora passa algumas tarefas. Depois do almoço eu faço a revisão com ele. Já a escola que minha filha estuda, no início do isolamento social enviava as atividades para ela fazer em casa, e eu acompanhava. Mas na semana passada optaram em antecipar as férias”, diz Suelen.
Para ela, o momento é importante para que todos possam seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Estamos respeitando bem a quarentena e queremos assegurar o bem de todos. Na minha empresa precisei dar férias para os colaboradores, não está sendo fácil essa conciliação. Aqui em casa eu procurei logo de início estabelecer rotinas para que as crianças não perdessem muito o ritmo e elas tem colaborado muito ajudando nas atividades de casa”, detalha.
Fortalecer laços
Na opinião da empresária, mais do que estudar com os filhos, o momento deve ser usado também para fortalecer os laços familiares.
“ Neste momento de incertezas, precisamos aproveitar mais esse tempo juntos sem a correria da vida e viver mais com nossos filhos”, aconselha.
Agência Brasil com a colaboração paideguaonline