Brasil considera pedido de desculpas aos imigrantes japoneses da Segunda Guerra

A Comissão Brasileira de Anistia planeja discutir um pedido de desculpas oficial pelas violações dos direitos humanos cometidas contra imigrantes japoneses e seus descendentes após a Segunda Guerra Mundial. A decisão será considerada em 25 de julho. A presidente do órgão, Enea Almeida, afirmou que a expectativa é de que a comissão peça desculpas em nome do governo.

O Brasil abriga a maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão, com cerca de 2,7 milhões de pessoas. Se concretizado, este será o primeiro pedido de desculpas do governo brasileiro, representando um marco significativo na restauração da dignidade daqueles que foram injustamente tratados.

Os imigrantes japoneses foram perseguidos e presos na Prisão da Ilha Anchieta, onde muitos foram torturados. A Comissão, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, pode determinar compensações para as vítimas. O pedido de desculpas é visto como uma importante medida de reconciliação antes do 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial no próximo ano.

Fonte / Foto: Yomiuri


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *