O imperador japonês Naruhito deve comparecer à cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio na próxima semana e declarar o início dos jogos, informou uma autoridade com conhecimento do planejamento nesta quarta-feira (14).
O Japão está preparando a presença do imperador na cerimônia de 23 de julho, disse o oficial, que falou sob condição de anonimato, acrescentando que está preparado para se encontrar também com personalidades estrangeiras visitantes no Palácio Imperial.
No entanto, os membros da família imperial não devem assistir a outros eventos olímpicos em locais depois que os organizadores decidiram no início deste mês realizar quase todas as competições a portas fechadas para evitar a propagação do coronavírus, de acordo com o oficial.
O imperador de 61 anos, que formalmente ascendeu ao Trono do Crisântemo em 1º de maio de 2019, é o patrono honorário das Olimpíadas e Paraolimpíadas.
A Carta Olímpica estipula que o chefe de estado do país anfitrião proclame a abertura dos jogos.
O imperador Naruhito é o terceiro imperador a aceitar o papel de patrono honorário e o primeiro a assumi-lo nas Olimpíadas e Paraolimpíadas.
Seu pai, o Imperador Akihito, declarou a abertura dos Jogos de Inverno de Nagano de 1998, enquanto seu avô, o Imperador Hirohito, proclamou o início dos Jogos de Verão de Tokyo de 1964 e dos Jogos de Inverno de Sapporo de 1972.
Fonte: Kyodo