Foram produzidos apenas em 40 unidades da máquina com mais de 830 CV
A Lamborghini acaba de lançar um novo supercarro conhecido como o Essenza SCV12. O detalhe é que os proprietários não poderão dirigir a máquina legalmente em vias públicas.
Caso o dono queira dirigir o carro, a Lamborghini providenciará o transporte para quase todas as pistas do mundo, além de um piloto profissional de corrida para fornecer treinamento sobre como obter o máximo de velocidade e diversão de seu supercarro V12. A empresa sediará alguns eventos especiais ao longo do ano para permitir que os proprietários do Essenza SCV12 se reúnam e apreciem seus carros como um grupo.
O supercarro possui uma entrada de ar que, em alta velocidade, produz um efeito como um supercharger. A concha voltada para a frente alimenta o ar diretamente para o motor; assim, à medida que o carro vai mais rápido, o ar é empurrado para o motor a uma pressão cada vez maior, permitindo mais potência.
O Essenza SCV12 é de tração traseira, ao contrário da maioria dos Lamborghinis, que são de tração integral. Ele tem uma nova transmissão de seis velocidades com manípulos do volante do tipo que será usado em outros futuros carros Lamborghini. Para tornar o carro o mais leve e compacto possível, a transmissão é integrada à estrutura do carro, com a suspensão traseira do SCV12 sendo montada diretamente na caixa de câmbio.
O SCV12 não foi projetado para cumprir as regras de segurança rodoviária em todo o mundo, mas foi projetado para cumprir os regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo – FIA, que supervisiona várias corridas de automóveis em todo o mundo, incluindo a Fórmula 1 e o Campeonato Mundial de Resistência nas 24 horas de Le Mans.
O carro pode ser pintado da cor que o cliente desejar, a Lamborghini está disponibilizando um esquema de pintura inspirado nas corridas, incluindo logotipos dos patrocinadores. O volante retangular do carro com uma tela embutida é modelado como dos carros de Fórmula 1.
O “SC” em “SCV12” significa Squadra Corse, ou “equipe de corrida” em italiano, que também é o nome do departamento de automobilismo da Lamborghini, fundado em 2014. Ferruccio Lamborghini, que fundou a empresa em 1963, não queria o seu empresa envolvida em corridas, preferindo que a Lamborghini só fabricasse carros exclusivamente para uso na estrada, ao contrário de sua vizinha Ferrari.
Ferrucio Lamborghini vendeu sua empresa homônima em 1972 e, atualmente sob a propriedade da Volkswagen, os carros Lamborghini competem em várias corridas de carros esportivos, inclusive em Le Mans, e no Super Trofeo, uma série de corridas apenas para Lamborghini Huracáns.
Da redação paideguaonline