COMO O JAPÃO SE APAIXONOU PELO RAJIO TAISŌ


“One, dois, três, quatro … cinco, seis, sete, oito …” É assim que se dá início as manhãs em parques, escolas e fábricas no Japão.

Milhares de pessoas participam de um treino de rajio taisō, transmitido diariamente por quase 70 anos. Foto: Reprodução

O “personal trainer” do grupo é um rádio portátil com instruções simples de uma voz masculina, emitidas sob um alegre acompanhamento de piano e fazem parte do cotidiano, conhecidas como rajio taisō, que chegaram às ondas do rádio quase um século atrás.

Segundo uma pesquisa realizada em 2003, cerca de 27 milhões de pessoas disseram ter participado da ginástica matinal mais de duas vezes por semana, seja no trabalho, em casa, em frente à TV ou com os vizinhos no parque local. As crianças praticam rajio taisō antes dos dias de esporte escolar ou durante sessões especiais de férias de verão.

Estudos mostram que pessoas que se exercitam dessa maneira por apenas alguns minutos por dia melhoraram a densidade óssea, reduziram o risco de sofrer um derrame ou ataque cardíaco e geralmente estão em melhor forma física do que outras pessoas da sua idade que não se exercitam.

É muito bom para se fazer o alongamento. Antes do início das atividades e torneios de gateball (esporte que utiliza o taco e uma bola) fazemos o rajio taisō”, diz a jogadora Elza Kamizono.

“O rajio taisō é um ótimo exercício de alongamento”, Elza Kamizono e o marido Leo. Foto: Arquivo Pessoal

Dobrar o corpo, esticar e pular

Os participantes regulares cobrem uma ampla seção da sociedade japonesa: trabalhadores de construção, fábrica e escritório, incluindo os 10.000 funcionários do governo metropolitano de Tóquio, que são incentivados a deixar suas mesas e começar a se mover às 15h todos os dias da semana.

No Brasil esse tipo de exercício é conhecido como ginástica laboral e tem o objetivo de minimizar as posições que o ser humano permanece de forma repetitiva durante o dia no trabalho, explica Sérgio Eduardo Nassar, professor e doutor em Educação Física da Universidade Federal do Pará.

“Iniciar o dia praticando o rajio taisō proporciona o aquecimento corporal, tornando a pessoa mais ativa para as atividades do cotidiano. Os movimentos simples da atividade, diminuem a compressão nas articulações e relaxam o músculos”, diz o doutor.

Entre os benefícios estão o relaxamento muscular, diminuição do estresse, das dores e o alívio das tensões. Foto: Arquivo Pessoal

Há evidências de que idosos fisicamente ativos têm taxas mais baixas de mortalidade por todas as causas, doenças coronárias, pressão alta, derrame, diabetes tipo 2 e câncer de cólon e mama em comparação com adultos mais inativos.

Enquanto Tóquio se prepara para sediar as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2021, a comunidade do Japão espera aumentar o interesse no rajio taisō, com um treino em massa envolvendo 10 milhões de pessoas em todas as 47 prefeituras do país, incluindo 12.000 dentro do estádio principal dos Jogos.

A emissora de rádio japonesa NHK, transmite a rotina quatro vezes por dia a partir das 6h30, exceto domingo, enquanto a versão da TV é exibida três vezes ao dia, exceto nos finais de semana.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *