BRASILEIRO CONSOME QUASE O DOBRO DE SAL RECOMENDADO PELA OMS

São 9,34 gramas de sal que os brasileiros consomem, em média, por dia, o que representa quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 5 gramas. Esta é uma das conclusões de levantamento feito com a análise de sangue e de urina com cerca de 9 mil brasileiros. A coleta foi feita em 8.952 domicílios, durante a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

A avaliação indicou que apenas 2,39% da pessoas pesquisadas estão dentro da faixa recomendada pela OMS e têm consumo inferior a 5 gramas por dia. A maioria deste grupo é de mulheres e de pessoas mais velhas. O consumo elevado de sal, mais de 12 gramas por dia, foi mais frequente em homens, 15,7% deles abusando do consumo, do que em mulheres (10,8%). No grupo com escolaridade mais alta, 11,35% das pessoas tem o consumo elevado de sal, a menor proporção.

A nutricionista Elines Sousa, a Dra. Fruta, orienta que é preciso avaliar o uso do sal para evitar deficiência nutricional. Foto: Cedida

O excesso de sal na alimentação está associado à hipertensão e às doenças cardiovasculares, por isso, um fator preocupante apontado na PNS é que a percepção do brasileiro sobre o consumo elevado de sal é baixa. Apenas 14,2% dos adultos se referiram a seu consumo como alto.

A nutricionista familiar, Elines Souza, a Dra. Fruta, lembra que a cultura da região norte e nordeste, tem vários alimentos que são curtidos no sal e é preciso um cuidado especial principalmente na alimentação das crianças e adolescentes.

“Temos um aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, açúcar e sal que está muito elevado. Quero alertar para que as pessoas cooperem com a redução do sal nas comidas. Precisamos de refeições com mais qualidade, sabor e muito mais nutrientes e menos sódio”, orientou.

Por Cristina Indio do Brasil / Agência Brasil / paideguaonline

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *