A Toyota anunciou nesta quinta-feira (22), que desenvolverá um motor a hidrogênio para produção em massa. O governo japonês e as empresas pretendem tornar o país neutro em emissões de carbono até 2050.
Para coletar dados para o desenvolvimento, a Toyota se tornará a primeira montadora do mundo a participar de corridas motorizadas com um veículo que utiliza o motor que queima apenas hidrogênio e não emite dióxido de carbono, começando com uma corrida de resistência de 24 horas num evento que acontece entre os dias 21 a 23 de maio no Fuji International Speedway, na província de Shizuoka.
O mecanismo dos motores a hidrogênio é quase o mesmo dos motores a gasolina, disse a Toyota, que já desenvolveu uma série de carros ecológicos, incluindo veículos elétricos e de célula de combustível.
“Acumulamos (conhecimento) na indústria automobilística por quase 80 anos. Um motor a hidrogênio é uma forma de atingir a neutralidade de carbono”, disse o presidente da Toyota, Akio Toyoda, em entrevista coletiva.
Ainda não está claro quando a Toyota poderá iniciar a produção em massa de veículos a hidrogênio.
Algumas montadoras tentaram comercializar esses veículos na década de 2000, mas eles não se tornaram populares em parte devido à falta de estações de hidrogênio.
Os desafios também permanecem para o desenvolvimento de motores a hidrogênio, como reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, melhorar a economia de combustível e aumentar a durabilidade.
Fonte: Kyodo