COCÔ DE VACA transformado em biocombustível


As fezes e urina de milhares de vacas leiteiras de Hokkaido podem em breve abastecer instalações com uma tecnologia inventada no Japão que as converte em biocombustível líquido ecologicamente correto.

Kei Okubo, professor de fotoquímica orgânica da  Universidade de Osaka, desenvolveu a tecnologia, que produz metanol e ácido fórmico que emite zero dióxido de carbono (CO2).

A instalação de teste deve ser atualizada até o ano fiscal de 2024 para comercialização. A empresa pretende se expandir para outras áreas do Japão até ano fiscal de 2030.

Okubo assinou um acordo com Kazutoshi Hazama, o prefeito de Okoppe, em Hokkaido, para estabelecer uma fábrica de teste como um novo negócio.

A principal fornecedora de gás industrial Air Water Hokkaido e a empreiteira Iwata Chizaki, ambas em Sapporo, também estão fazendo parceria com a Okoppe e a universidade para estabelecer fábrica na cidade localizada ao longo do Mar de Okhotsk.

Transformar todos os resíduos corporais de 10.000 vacas leiteiras no município em metanol poderia cobrir a energia consumida em todas as instalações públicas da cidade e fábricas de processamento de produtos do mar e em dois terços de suas fábricas de laticínios, de acordo com uma estimativa. 

De acordo com o desenvolvedor da tecnologia, embora o Japão importe atualmente todo o metanol, cerca de 20% poderiam ser repostos se os excrementos de todas as vacas leiteiras em todo o país fossem convertidos em biocombustível.

Fonte: Asahi Shimbun/Junichiro Nagasaki | Foto: Explorer The Wonderland. Eastern Hokkaido


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *